Mostrando postagens com marcador instrumentos com material reciclável. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador instrumentos com material reciclável. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Oficina de Reciclagem na Escola Municipal Herbert de Souza

 No dia 12 de novembro de 2013 os arte-educadores Caio e Luana foram à escola Herbert de Souza realizar a oficina de reciclagem com uma sala de alunos de 6 anos.
             A oficina iniciou-se com a contação da história Chapeuzinho Verde e junto a ela foram explicados conceitos de reciclagem, alimentação saudável e lixo no lixo. As crianças gostaram da história e foram participativas, dando opiniões tanto sobre o andamento da história quanto sobre os temas ambientais.
              Os ate-educadores distribuíram uma folha de sulfite para cada aluno, que deveria dividi-la em duas partes, de um lado desenhar materiais que podem ser reciclados e, do outro, materiais que não podem ser reciclados.  Os 5 melhores desenhos foram escolhidos e as crianças premiadas com bótons do projeto.


              Os alunos confeccionaram, com auxílio dos arte-educadores e da professora da sala, o instrumento musical BATUPET. Com os instrumentos prontos, realizou-se uma competição, dividindo a turma em duas equipes e ensinando uma equipe por vez a tocar o instrumento.


             A oficina foi muito produtiva, bem recebida pelos alunos e pela professora. E a despedida dos arte-educadores foi calorosa, recebendo muitos abraços das crianças.


Luana Sabatini é arte - educadora do Batuclagem: Teatro, percussão e contação de histórias infantis  da UFABC, projeto da Pró-Reitoria de Extensão/ UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado de Ciência e Tecnologia da UFABC.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Chapeuzinho Verde vai à EMEI Homero Thon – Oficina de Reciclagem

No dia 25 de outubro de 2013 a escola Homero Thon, de Santo André, recebeu a equipe do Batuclagem para a realização da oficina de reciclagem. Os alunos do 1º e 2º anos participaram das atividades com muito entusiasmo.

A equipe composta por Caio, Luana e Vitória, apresentou a história Chapeuzinho Verde, levantando questões para as crianças como os Rs da reciclagem, conceito de lixo no lixo e a importância da alimentação saudável. A participação dos alunos durante a história foi grande, mostrando interesse e contando casos pessoais.

Com garrafas PET, as crianças confeccionaram o instrumento Batupet e posteriormente aprenderam a tocá-lo. Participaram de uma animada competição para ver qual grupo tocava melhor: meninos ou meninas.

No final, as crianças participaram de uma brincadeira na qual deveriam tocar em um membro do projeto, mas só poderiam se mexer enquanto ele estivesse de costas. Quem tocasse primeiro responderia uma pergunta sobre a história ou o tema explicado e, se acertasse, ganharia um prêmio do Batuclagem.
Todos os alunos e professoras ganharam uma caneca do Batuclagem pela participação no projeto.

Os arte-educadores agradecem a parceria com a escola e a participação ativa dos alunos e professores.



Luana Sabatini é arte - educadora do Batuclagem: Teatro, percussão e contação de histórias infantis  da UFABC, projeto da Pró-Reitoria de Extensão/ UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado de Ciência e Tecnologia da UFABC.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Oficina de Lixo Técnologico na EMEB Prof. Pedro Augusto Gomes Cardim - SBC


No dia 26 de setembro de 2013 realizamos uma oficina na EMEB: Professor Pedro Augusto Gomes Cardim, em São Bernardo do Campo. As atividades atenderam um número próximo de 50 crianças.
A oficina se iniciou com contação da história: o Vai e Vem do Arco-íris, que tem como objetivo, tratar sobre o Lixo Tecnológico.


Logo após a explicação sobre o Tema as crianças ganharam as garrafas PETs para a construção de um instrumento, após feito as crianças, que já haviam sido pintadas, se dividiram em equipes para tocarem os instrumentos, seguindo o ritmo ensinado pela arte-educadora Hellen.

Ao longo da oficina duas brincadeiras : a primeira era um jogo de perguntas e respostas e a segunda brincadeira consistia de cada grupo trazer uma certa quantidade de lixo tecnológico,que estava disponível para eles junto com outros tipos de lixo reciclável) em um curto período de tempo.A equipe vencedora recebeu e todos os participantes também receberam canecas.
A oficina foi muito produtiva, todas as crianças foram muito participativas e as professoras muito prestativas. A escola está de Parabéns pela receptividade.




O projeto Batuclagem agradece e fica muito feliz com a parceria junto a EMEB Professor Pedro Augusto Gomes Cardim.












Beatriz Braga é arte-educador do Batuclagem nas escolas da UFABC, projeto da Pró-Reitoria de Extensão/ UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado de Ciência e Humanidades da UFABC



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Oficina de Reciclagem na EMEB Prof. Pedro Augusto Gomes Cardim - SBC


No dia 27 de setembro de 2013 a equipe composta pelos arte-educadores Caio, Luana e Vitória, realizou a oficina sobre reciclagem na EMEB Prof. Pedro Augusto Gomes Cardim em São Bernardo do Campo.

Duas salas com alunos de 9 anos participaram da oficina, que iniciou com a história Chapeuzinho Verde. As crianças participaram ativamente da história e aprenderam os conceitos inseridos como: alimentação saudável, lixo no lixo e os R's da reciclagem.


Os alunos também aprenderam a fabricar o instrumento com garrafas PET e a tocá-lo. Separados por equipes, participaram de uma competição para ver qual tocava melhor. Durante a fabricação do instrumento, também foi relembrado o conceito de reutilização, explicado na história.
Para finalizar, as crianças participaram de uma brincadeira na qual deveriam tocar em um arte-educador do projeto, mas só poderiam se mexer enquanto o arte-educador estivesse de costas. Quem chegasse primeiro ainda responderia uma pergunta relacionada ao tema explicado e, se acertasse, ganharia um prêmio do Batuclagem.
Todas as crianças ganharam canecas do Batuc.
A oficina foi muito bem recebida pela escola e pelos alunos e sentimos mais uma vez o sentimento de dever cumprido. Acreditamos que nossos objetivos foram alcançados e agradecemos a Escola pela participação no projeto.








Luana Sabatini é arte - educadora do Batuclagem: Teatro, percussão e contação de histórias infantis  da UFABC, projeto da Pró-Reitoria de Extensão/ UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado de Ciência e Tecnologia da UFABC.


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Oficina EMEI Dom Helder Pessoa Câmara, Mauá (SP) – Poluição do ar


            Na manhã de quarta-feira, 28/08, aconteceu a oficina com o tema poluição do ar na EMEI Dom Helder Pessoa Câmara . As atividades atenderam aproximadamente 50 crianças. Iniciamos a oficina com a contação da história “ A bela apodrecida e a poluição do ar”, explicamos alguns conceitos sobre o tema e tivemos um pequeno intervalo para o lanche das crianças. Durante o intervalo, organizamos as garrafas PETs para a construção do instrumento. Após o intervalo, ensinamos as crianças a confeccionar o instrumento. Divididos em grupos de acordo com as cores pintadas nas bochecas, os alunos tocaram os instrumentos feitos com material reciclável, acompanhando o ritmo ensinado pela arte-educadora Luana Sabatini.

            Para finalizar a oficina, fizemos um jogo de perguntas e resposta. As crianças que estavam atentas durante a oficina, responderam correntamente as questões e receberam como premiação, uma medalha. Todos os alunos receberam canecas de brinde pela participação.

            A oficina foi produtiva, teve grande participação das crianças e das professoras. A escola  deve ser parabenizada pela receptividade. Ficamos muito felizes em ver que a escola possui coleta seletiva!

















Karen Fernanda de Paula é arte - educadora do Projeto Batuclagem da UFABC, projeto da Pró-Reitoria de Extensão/ UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC.