Mostrando postagens com marcador Poluição do Ar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Poluição do Ar. Mostrar todas as postagens

sábado, 21 de setembro de 2013

A Bela Apodrecida vai à EMEI Tarsila do Amaral – Santo André

No dia 22 de agosto a escola EMEI Tarsila do Amaral, localizada em Santo André, recebeu o Projeto Batuclagem, para uma oficina sobre Poluição do Ar.


O Conto da Bela Apodrecida envolveu os ouvidos atentos e curiosos  de aproximadamente 60 alunos. A ação teve como objetivo trabalhar o tema da Poluição do Ar através de uma abordagem lúdica por meio da contação de histórias mesclando o  tema ambiental a uma releitura de um dos mais clássicos contos de fada: A Bela Apodrecida.
No decorrer da oficina os alunos participaram de dinâmicas desenvolvidas  pelos arte-educadores do projeto, sempre com o intuito de fixar o conhecimento adquirido, a ponto de se estimular atitudes transformadoras  de cidadania através da consciência  ambiental. Os participantes que se destacaram foram premiados com canecas, botons e medalhas.




A recepção e parceria Batuclagem/EMEI Tarsila do Amaral foi um sucesso! 










Já curtiu nossa página no facebook? AcesseProjeto Batuclagem



Jéssica Mary Pereira é arte-educador do Batuclagem nas escolas da UFABC, projeto da Pró-Reitoria de Extensão/ UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado de Ciência e Humanidades da UFABC.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Oficina EMEI Dom Helder Pessoa Câmara, Mauá (SP) – Poluição do ar


            Na manhã de quarta-feira, 28/08, aconteceu a oficina com o tema poluição do ar na EMEI Dom Helder Pessoa Câmara . As atividades atenderam aproximadamente 50 crianças. Iniciamos a oficina com a contação da história “ A bela apodrecida e a poluição do ar”, explicamos alguns conceitos sobre o tema e tivemos um pequeno intervalo para o lanche das crianças. Durante o intervalo, organizamos as garrafas PETs para a construção do instrumento. Após o intervalo, ensinamos as crianças a confeccionar o instrumento. Divididos em grupos de acordo com as cores pintadas nas bochecas, os alunos tocaram os instrumentos feitos com material reciclável, acompanhando o ritmo ensinado pela arte-educadora Luana Sabatini.

            Para finalizar a oficina, fizemos um jogo de perguntas e resposta. As crianças que estavam atentas durante a oficina, responderam correntamente as questões e receberam como premiação, uma medalha. Todos os alunos receberam canecas de brinde pela participação.

            A oficina foi produtiva, teve grande participação das crianças e das professoras. A escola  deve ser parabenizada pela receptividade. Ficamos muito felizes em ver que a escola possui coleta seletiva!

















Karen Fernanda de Paula é arte - educadora do Projeto Batuclagem da UFABC, projeto da Pró-Reitoria de Extensão/ UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC.