segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Coleta Seletiva em Ouro Preto



Cartaz da Campanha de
 Coleta Seletiva de Ouro Preto
              Entre os dias 14 à 19 de outubro  a equipe Batuclagem esteve em Ouro Preto, Minas Gerais, para o III Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História das Ciências e também realizou pesquisas sobre a sustentabilidade, políticas de reciclagem e coleta de lixo e cursos nas universidades locais.
              Realizei uma pesquisa sobre a coleta seletiva de lixo. Abaixo estão os principais resultados.
A coleta seletiva nas casas é recente em Ouro Preto. Em 2008 a coleta iniciou-se em parceria com as Associações de Catadores de Material Reciclável do Padre Faria e Rancharia, mas apenas realizando coletas no centro histórico, bairro Saramenha e Bauxita semanalmente e coletas agendadas em empresas e entidades da cidade e outros bairros.
A coleta seletiva por meio do Departamento de Resíduos da cidade começou apenas em setembro de 2013, no bairro Vila Aparecida. A prefeitura também realizou um mutirão de orientação e incentivo à Coleta Seletiva na comunidade.
Mônica, moradora de Ouro Preto, conta que mesmo onde há coleta seletiva, muitos moradores ainda não separam o lixo.
Em alguns estabelecimentos da cidade, encontramos cestos de coleta seletiva, principalmente em bancos. Pelas ruas não vimos cestos de lixo reciclável e nota-se o déficit de lixos comuns também. Em um estabelecimento de propaganda do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas encontramos coleta de pilhas e baterias.
Coleta de Pilhas

No submunicípio Lavras Novas, de Ouro Preto, a dona do restaurante Delírio, Marina, conta que não existe nenhum tipo de coleta. Disse ainda que o filho, preocupado com o meio ambiente, separa o lixo reciclável do lixo orgânico em sacos, mas que por falta de opção acaba por colocar todo o lixo na coleta orgânica.
Em Mariana, município próximo a Ouro Preto, onde ocorreu o III Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História das Ciências na Universidade Federal de Ouro Preto, no qual participamos, também não há coleta seletiva de acordo com moradores. Entretanto, em algumas empresas da cidade e na Universidade Federal de Ouro Preto há cestos de coleta seletiva.
Ouro Preto e as cidades vizinhas ainda precisam de incentivo à coleta seletiva, mas o programa de coleta está tendo avanços e estão surgindo novos projetos à favor da sustentabilidade.

 
Cestos de Coleta Seletiva na 
Universidade Federal de Ouro Preto



Luana Sabatini é arte - educadora do Batuclagem: Teatro, percussão e contação de histórias infantis  da UFABC, projeto da Pró-Reitoria de Extensão/ UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado de Ciência e Tecnologia da UFABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário