segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Obras de Contenção

Aspectos Urbanos-Ambientais: Ouro Preto - MG


Obras de Contenção

De 14 de outubro de 2013 a 19 de outubro de 2013 a equipe Batuclagem esteve em Ouro Preto para o III Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História das Ciências. Desta forma outras atividades também foram desenvolvidas, como a realização de pesquisas sobre a sustentabilidade, políticas de reciclagem, coleta de lixo e cursos nas universidades locais.
Minha parte foi destacar os grandes problemas que o município vem vivenciando com movimento de massa. Abaixo estão os principais resultados.


1.      Caracterização da Região:


Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais,  Brasil. É famoso por sua arquitetura colonial. Foi a primeira cidade brasileira declarada em 1980, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, patrimônio histórico-cultural no Brasil e no mundo.


Relevo

O relevo varia muito: de Amarantina 700 (setecentos metros) aos mais de 1600 metros em Antônio Pereira. O relevo acidentado não favorece as atividades agropastoris. Caracterizam-se as indústrias extrativas de minério e pedras.
A figura 01 é um exemplo do relevo da região, nesta pode-se observar a variação da declividade do terreno.




Figura 01: Praça central de Ouro Preto em frente ao museu da Inconfidência.


Geografia

Possui uma área de 1245,114 km².
Altitude média: 1116 metros. O ponto mais alto é o Pico do Itacolomi, com 1722 metros.
Rios: nascentes do Rio das Velhas, Piracicaba, Gualaxo do Norte, Gualaxo do Sul, Mainart e Ribeirão Funil.
Clima: Tropical de altitude (Cwa, de acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger), característico das regiões montanhosas, com chuvas durante os meses de dezembro a março e geadas ocasionais em junho e julho.


Figura 02: Ouro Preto.

2.      Estudo Ambiental da Região

Deslizamentos


Os movimentos de massa ocorrem em diversas cidades do mundo e do Brasil. Em Ouro Preto – MG o número de acidentes que ocorrem na área urbana é grande, provocando vários prejuízos e vítimas. As principais causas dos movimentos no município são as características geológicas e geomorfológicas, que proporcionam um ambiente favorável aos eventos, o processo de ocupação desordenado que ocorreu deste o seu povoamento e principalmente a precipitação, visto que a maioria ocorre na estação chuvosa (CASTRO, 2006).

Andando pela região pode-se notar facilmente um escorregamento. Em praticamente todos os morros existe uma ocorrência, ou percebe-se que está sujeito a um deslizamento.


Figura 03: Movimento de massa – Ouro Preto.

Uma maneira de evitar a ocorrência de deslizamentos é a construção de obras de contenção. Existem diversos tipos de obras de contenção, as mais usuais são:
  • Retaludamento;
  • Proteção Superficial;
  • Estabilização de Blocos;
  • Muro de Arrimo;
  • Solo compactado e reforçado.
Grande parte das obras de contenção está presente na beira de estradas e rodovias, onde existe um grande fluxo de caminhões. As estradas são a única maneira de se transportar os produtos gerados na região. Desta maneira, um movimento de massa além de provocar acidentes nas estradas pode gerar grandes prejuízos econômicos pra região.



Figura 04: Muro de contenção – Ouro Preto.


Figura 05: Muro de contenção – Ouro Preto.


Relato de Moradores:



            Conversando com moradores da região, nota-se a preocupação com os inúmeros casos de deslizamentos que ocorrem, principalmente, na época de chuvas. Guardas municipais relataram que a Defesa Civil tem atuado de forma incisiva para evitar maiores prejuízos para os moradores. “A Defesa Civil sempre busca retirar os moradores antes que o acidente aconteça. No ano passado ouve um deslizamento e 3 pessoas morreram. Isso chocou muito os moradores.”










Caio Vinicius Hashimoto Venancio é arte - educador do Batuclagem: Teatro, percussão e contação de histórias infantis  da UFABC, projeto da Pró-Reitoria de Extensão/ UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado de Ciência e Tecnologia da UFABC.

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