quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Grande Mistura de Cultura para o Crescimento Infantil

No Canadá existe uma grande mistura de nacionalidades. Falando de Toronto, é possível encontrar mais de 60% da população que não sejam canadenses.
No Kinder Garder (Jardim de Infância), as crianças já começam a ter contato com diversas outras línguas. Em suas residências, a crianças costumam falar a língua de seu país de origem. Na escola, o ensino é feito todo em inglês. E ainda existe outro fator, a convivência das crianças com seus amigos de outras nacionalidades, que fazem com que aprendam uma terceira ou quarta língua. A mistura de cultura é tão grande, que, pude constatar aqui o seguinte fato:

Numa sala de aula existem pessoas de diversos países. Um amiguinho chamou o outro para almoçar em sua casa. E é aí que começa a mistura. Um dos amigos era chinês, e o outro era russo. Ou seja, o amigo chinês ia à casa do russo almoçar. Na casa do russo, a comida típica é de seu país, e principalmente o jeito, o costume e a língua. Assim, o amigo chinês terá a oportunidade de conhecer e apreciar o modo de vida de seu colega.
E essas ocorrências vão se repetindo durante os anos de escola. Isso é importante, pois gera um grande respeito com o próximo. 
Do pouco tempo que estive no Canadá, conheci apenas um canadense, que foi meu professor no curso de inglês. De resto conheci muito asiáticos, turcos, mexicanos e outros.  
Outra curiosidade de Toronto são as atividades voluntárias. Isabela Ronquini, minha sobrinha, estudou nas escolas de Toronto e me contou sobre seu trabalho obrigatório da escola:
“Aqui existe bastante proteção para mulheres que sofrem maus tratos em casa. Assim, fui ajudar numa organização que tem psicólogos, que ajudam a amenizar essa situação. No período de Natal fui ajudar numa cozinha, pois gostei muito das pessoas que organizam esse local, gerando um momento de paz para essas mulheres. Nem todas as mulheres recorrem a justiça, pois algumas tem religiões especificas, que não contemplam a mulher, sendo alvos de maus tratos.
O lado negativo é que outra vez, fui ajudar em um abrigo para homens carentes, com deficiência mental ou carência, drogados, ou precisando de abrigo, devido ao inverno rígido do país. O que pude perceber, é que existem também muitas pessoas que não precisam da ajuda. Vi pessoas que estavam aparentemente bem, mas usufruindo da ajuda para pessoas que realmente precisavam. "

Com isso, é possível perceber o incentivo que é dado nas escolas para com o próximo., pois isso é levado muito a sério no país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário