Água



 Pesquisa sobre os módulos temáticos: Água

A Terra possui 75% da sua superfície coberta por água, o que poderia lhe conferir o nome de Planeta Água, mas apenas uma pequena parte dessa água está disponível para a vida (cerca de 113 trilhões de m3 ). Apesar de parecer muito, a Terra correr risco de não dispor mais de água limpa. O que é algo que muitas pessoas não entendem, pois acham que a água vai acabar. Isso não é verdade. A água que nós tomamos hoje é a mesma água que as primeiras formas de vida da terra tomaram, a mesma que os dinossauros tomavam; o problema é a disponibilidade de água limpa está diminuindo devido ao consumo desenfreado e a poluição dos mananciais.

A água de um rio é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez microrganismos patogênicos por litro (como aqueles causadores de verminoses, cólera, esquistossomose, febre tifoide, hepatite, leptospirose, poliomielite etc.). Portanto, para a água se manter nessas condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo, poluição térmica ou sedimentos vindos da erosão. A contaminação agrícola acontece quando grandes quantidades de agrotóxicos são utilizados, sendo levados para os rios, lençóis freáticos através da chuva.

Enfim, a contaminação da água pode se dar de diversas maneiras. A contaminação proveniente dos países ricos é resultado de como a sociedade consumista está organizada, utilizando recursos de maneira desenfreada e sem preocupação com o destino dos sedimentos gerados por esse consumo, já nos países pobres é resultado de falta de informação, pela cultura vigente.

No âmbito nacional, Brasil dispõe de 15% de toda a água doce existente no mundo, ou seja, dos 113 trilhões de m3 disponíveis para a vida terrestre, 17 trilhões foram reservados ao nosso país. No processo de reciclagem quase a totalidade da água é recolhida pelas 9 bacias hidrográficas, tornando-se estas, áreas de preocupação ecológica, já que atitudes incorretas podem gerar uma reação em cadeia, dada a interação da rede hidrográfica.

Existe uma proporcionalidade nos esforços para a preservação da água e o custo de tratamento desta, já que quanto menos poluirmos a água melhor e mais barato será seu tratamento. Os profissionais concentram seus esforços em melhorar os processos de tratamento da água, ao invés de se preocuparem com a conscientização do uso correto e não poluente.

O foco agora é preservar os mananciais intactos para que o homem possa dispor de água própria para o consumo nos próximos milênios.





a) Quis sobre o tema ÁGUA:

Você sabia que:

1- De dois terços a três quartos do corpo humano são constituídos por água! Dependendo de alguns fatores, inclusive a idade.

2- Saiba que 80% dos leitos hospitalares, nos países em desenvolvimento, são ocupados por pacientes acometidos por doenças de veiculação hídrica.

3- Os mares e oceanos são responsáveis pela produção de 90% do oxigénio existente na atmosfera.

4- 97% da água do Planeta é água do mar, 2% está contida nos glaciares e icebergs. A restante (1%) está no interior da Terra, muitas vezes a grandes profundidades, impedindo a sua exploração. Assim, apenas 3% da água existente na Terra é doce.

5- São necessários 450 litros de água para se produzir um ovo de galinha, 7.000 litros para refinar um barril de petróleo cru e 148.000 litros para fabricar um automóvel.

6- O corpo humano adulto é composto de aproximadamente 55% do seu peso em água. Nós humanos, precisamos ingerir em torno de dois litros de água por dia.

7- Uma pessoa pode sobreviver, mais ou menos, um mês sem alimentar-se, mas sem água ela sobrevive no máximo sete dias.

8- Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d'água.

9- Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês - O que significa uma conta mais alta.

10- Hoje, cerca de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso à água limpa.





b) Perguntas sobre Água:

1- Ferver água é uma boa opção de obter água potável a baixo custo?
Ferver a água parece uma boa ideia, porque é mais barato do que comprar todas aquelas garrafas na loja e levá-las para casa. Infelizmente, mesmo 20 minutos de intensa fervura não conseguem remover todas as impurezas que podem estar presentes na sua água. Além disso, ferver a água é uma maneira ineficaz e inconveniente de obter água potável, pois exige muito tempo e força de vontade.

2- Água engarrafada é segura e limpa?
A água engarrafada parece pura, mas pode conter contaminantes bacterianos e químicos orgânicos sintéticos remanescentes de reações químicas entre o cloro e a matéria orgânica na água. Além disso, a água engarrafada geralmente custa centenas de vezes ou até 10.000 vezes mais do que aquela que sai da sua torneira, sem mencionar a quantidade de água necessária para fabricar a garrafa plástica descartável (SUPERIOR à quantidade de água contida na garrafa). Há uma solução de longo prazo para a ingestão de água saudável: conserte a água da torneira, em vez de optar pela água engarrafada.

3- Segundo a revista "Veja" de 21 de agosto de 2002, a água contaminada por esgotos domésticos, esgotos industriais e lixo, por exemplo, mata 2,2 milhões de pessoas por ano no mundo. Seu efeito sobre os seres aquáticos também é devastador. Se a liberação de um grande volume de esgoto industrial alterar a pressão osmótica da água de um pequeno reservatório de água doce, seus peixes poderão morrer em decorrência da:
Desidratação.

4- Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, devemos:
Evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d'água; incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo e estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.

5- Quais são as principais fontes de poluição das aguas?
Poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

6- Quais são os problemas gerados pela poluição das águas?
Diarreia, esquistossomose, hepatite e febre tifoide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde de países subdesenvolvidos.

7- O que é a poluição da água?
É a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana.

8- Onde ocorre um índice maior desse tipo de poluição?
A poluição da água é um problema global, que afeta transversalmente países ricos e pobres, sendo os mais afetados os países subdesenvolvidos.

9- Qual é a principal fonte de poluição da água?
A falta de saneamento básico contribui para que grande parte do esgoto das casas e das indústrias seja jogado nos rios e córregos.

10- O que é Chorume?
Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).
O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).


Imagens ->Tema: água

Uso de água para lavar calçadas:



Torneira pingando:

Chorume:

Plástico no oceano:


Albatroz:

Peixes mortos por poluição:


Óleo no mar:




Golfo do México:

Óleo em uma ave 2:

Golfo do México 2:
http://oecoambiental.blogspot.com.br/2010/07/vazamento-de-petroleo-e-crise-ambiental.html                                                                                                                                                                                                                                                   
Canal poluído por lixo:




Desastre ambiental:

Esgoto sendo lançado em rio:



Praia coberta de lixo:









4) Vídeos sobre o lixo no Oceano Pacífico:


Lixo do Oceano Pacífico pode virar Ilha

A situação é realmente alarmante. Coisas como essas deveriam ser transmitidas continuamente em todos os meios de comunicação possíveis para que não só os governos atentem para a questão, mas principalmente para que a população em geral mude rapidamente e radicalmente seus hábitos, pois como foi mostrado, o lixo é levado ao mar pelo esgoto, o qual recebe através de enchentes e de descarte em lugares indevidos toneladas e mais toneladas de lixo reciclável, o qual poderia estar gerando renda ao invés de ter esse lamentável destino, prejudicando a vida marinha, a biodiversidade marinha.


1 OCEANOS meio ambiente Ophra Winfrey Lixão nos oceanos

O segundo vídeo é um pouco mais específico no que diz respeito ao ciclo que envolve o despejo de lixo nos oceanos, pois da uma ideia, de que jogar lixo nos oceanos pode fazer mal a nós mesmo, o que é uma boa estratégia, já que a maioria das pessoas só toma alguma atitude quando está diretamente envolvida.
Apesar de a população civil ser uma das grandes responsáveis pelo problema, vejo que esperar que a situação mude por mudança de consciência individual é algo muito incerto, já que isso pode demorar anos, até que a mentalidade mude. O mais correto seria, além de iniciativas isoladas, as quais também tem muita importância, uma forte política de conscientização dos governos (principalmente dos países ricos, já que esses produzem mais dejetos), orientando e até aplicando multas. E, além disso, deveriam ser criadas leis internacionais para as embarcações em alto mar, visto que o território nacional dos diversos países não se estende até esse ponto.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário